Brinquedoteca escolar como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem da criança

//Brinquedoteca escolar como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem da criança

Desde de muito cedo, a brincadeira faz parte da vida da criança, são muitas as formas que possibilitam uma viagem na imaginação. Dar vida e cor aos objetos desenvolve no indivíduo habilidades motoras, afetividade e cognição.

O ato de brincar é uma forma de comunicação e auxilia no processo de aprendizagem da criança, que evolui na sua autonomia, reflexão e criatividade. Por este motivo, a atividade lúdica tem grande importância na prática educativa.  

A brinquedoteca surgiu especialmente para proporcionar às crianças o brincar de forma livre. E como mediador dessa ação, o brinquedista possui o papel fundamental  na organização dessas atividades através de diferentes estímulos.

Para que haja um incentivo maior no aprendizado, a existência de uma brinquedoteca na escola parte desse pensamento. Assim, o Centro Educacional Século compreende que este espaço é indispensável e complementar aos estudos escolares como instrumento pedagógico.

Conforme a professora de artes e brinquedista do Século, Julisete Soutelo, o método da escola não limita-se apenas ao brinquedo e ao brincar, mas, sim, ao resgate das cantigas de roda e de brincadeiras tradicionais, envolvendo os alunos por meio do teatro de fantoche e da arte, na produção de seus próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis.

“Esse é nosso diferencial, produzir nossos próprios brinquedos. Quando a criança confecciona seus próprios brinquedos para levar para casa, ela se sente útil, realizada, com a autoestima elevada e feliz por ter criado algo de forma prazerosa”, afirmou a brinquedista.

Soutelo explica que a proposta surgiu da necessidade de explorar a criatividade dos alunos e despertar nos mesmos a curiosidade pela arte e a vontade de criação como um todo. A educadora compreende que a atividade é valiosa para construção do meio em que vivemos. Promovendo a consciência ecológica, a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais úteis que podem ser transformados em materiais didáticos, brinquedos, objetos decorativos e muito mais.

“Há quase 20 anos desenvolvendo trabalhos com crianças, cheguei à conclusão de que é impossível imaginar qualquer método eficaz na área infantil sem a presença do lúdico. Durante o processo de ensino pela ludicidade, temos o envolvimento tanto do professor como dos alunos. Normalmente essa interação não acontece pela pedagogia convencional”, finalizou Julisete.

Tweets

Quer receber mais  informações sobre a  Escola?

Cadastre seus dados aqui.




2018-02-23T09:59:35+00:00