Carnaval Século – um passeio pelas riquezas culturais do Brasil

//Carnaval Século – um passeio pelas riquezas culturais do Brasil

O Brasil é um país de proporções continentais e contempla uma sociedade miscigenada, integrada por descendente de culturas europeias, asiáticas e africanas, o resultado disso, está na sua riqueza cultural.

A partir dessa forte junção de ideias, crenças e costumes, surgem expressões culturais como agentes de propagação dessas particularidades vividas pelo povo.

Entre tantas comemorações realizadas no país, o carnaval já é tradicional. No período colonial, com a chegada dos portugueses, a festa carnavalesca foi introduzida a partir do Entrudo (Festa popular portuguesa que deu lugar ao carnaval), mas foi no século XIX que o carnaval iniciou as peculiaridades que conhecemos hoje.

A partir da composição da primeira marchinha, a “abre alas”, em 1899, de Chiquinha Gonzaga, as pessoas se divertem interpretando histórias da sua cultura, seu cotidiano, seus problemas e suas alegrias, agrupados por blocos e escolas organizadas que competem por sua beleza e organização.

Ao resgatar o histórico desta cultura popular, o Centro Educacional Século organizou para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ), o Carnaval do Século.

Nesta atividade foi possível promover a socialização e, sobretudo, a interatividade entre os alunos, fazendo com que se fortalecesse o vínculo afetivo, no momento em que também conheceram um pouco sobre a manifestação popular que é o carnaval.

O papel desta atividade foi central, ao possibilitar que os traços culturais fossem explícitos, permitindo a circulação do conhecimento enquanto se interagia nas atividades.

Carnaval do Século 2018

Tweets

Quer receber mais  informações sobre a  Escola?

Cadastre seus dados aqui.




2018-02-12T17:02:47+00:00