Professores do Século recebem capacitação em metodologias de sala de aula invertida

//Professores do Século recebem capacitação em metodologias de sala de aula invertida

Para atender à nova metodologia de ensino que será aplicada nesse ano de  2018, o Centro Educacional Século capacitou 52 profissionais da instituição. Dentre eles, coordenadores, docentes e funcionários multidisciplinares que atuam desde a educação infantil ao ensino médio.  

A formação que recebe o título “As Ferramentas Google na Sala de Aula Invertida” aconteceu em três etapas, seguindo uma programação que iniciou em setembro de 2017 e encerrará no dia 26 de janeiro. 

“Nós criamos um cronograma para abordar temas metodológicos, nos quais estão incluídos metodologia ativa, sala de aula invertida, com a explanação da fundamentação dessas metodologias, colocando o professor em contato com o que o mundo está desenvolvendo na sala de aula e as ferramentas utilizadas para isso”, explica a Diretora de Ensino e Inovação do Século, Nívia Carvalho.

Na primeira fase, os participantes puderam compreender as ferramentas do mundo digital usadas para a Educação, sua fundamentação e conceito. Na segunda fase, os professores aprimoraram o conhecimento das ferramentas google,  narrativas e roteiros de conteúdos midiáticos e a elaboração de outros objetos digitais – termo empregado a qualquer conteúdo atrelado ao mundo digital (videos apresentação textos, artigos imagem).

As aulas aconteceram na prática com o propósito de criar um espaço chamado de repositório para alocar esses conteúdos. A ideia é que outros professores possam fazer uso desses objetos.

A terceira e última fase consolidou-se com o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, um sistema desenvolvido pelo setor de Tecnologia de Informação do escola com objetivo de trazer o mundo google para dentro desse ambiente virtual.

Para a professora de matemática, Valéria Alves, a capacitação a possibilitou ter uma nova perspectiva na forma de avaliar seus alunos, já que o AVA permite um acompanhamento em tempo real e essa interação entre aluno e professor propicia um retorno mais rápido e eficiente. “Com o uso dessa ferramenta eu poderei fazer um diagnóstico melhor do conhecimento do aluno diante do conteúdo apresentado. O curso me fez enxergar isso e ter uma nova visão de sala de aula, pensar em formas mais criativas de transmitir conhecimento com o uso do meio virtual” , ressaltou a educadora.

Nívia afirma que a escola está inovando em todos os seguimentos. Segundo a diretora, o AVA não será o único cenário de inovação do Século, as formações darão continuidade. “Nesse ano de 2018, vamos trabalhar outros temas para trazer o professor mais próximo da realidade que está acontecendo, percorrendo o caminho da inovação. Iremos fortalecer ainda mais o ensino por projetos,pois a nossa pretensão é avançar cada vez mais”, certifica.

Tweets

Quer receber mais  informações sobre a  Escola?

Cadastre seus dados aqui.




2018-01-26T10:28:41+00:00