O Cheiro Verde nada mais é do que duas ou mais ervas juntas, utilizadas para incrementar e dar aquele gostinho especial ao seu prato. Apesar de ser algo delicado, ele pode fazer muita diferença na sua comida. Na Escola de Agroecologia do Século plantamos o Cheiro Verde com três espécies diferentes: Chicória, Cebolinha e Coentro.

Cebolinha

Nome popular – Cebolinha

Nome científicoAllium schoenoprasum L.; Allium fistulosum L.

Descrição – As plantas de cebolinha se parecem com as de cebola, porém possuem um número maior de folhas que formam uma touceira. As folhas são uma boa fonte de cálcio, vitamina C e vitamina A. É propagada por sementes ou pelo plantio de parte da touceira. Devido à capacidade de rebrota, podem ser feitas várias colheitas.

Época e regiões para plantio – Produz melhor sob temperaturas amenas a frias (de 25ºC para baixo), sendo plantadas geralmente nas estações de outono e inverno.

Recomendações de aproveitamento – É utilizada para dar aroma e sabor a pratos variados, como sopas, carnes, peixes e assados em geral. Pode ser congelada para aproveitamento posterior. Geralmente é comercializada em maços juntamente com a salsa ou o coentro, o chamado cheiro-verde.

Chicória

Nome popular – Chicória, escarola ou endívia; coentrão.

Nome científicoCichorium endivia L;  Eryngium foetidum L.

Descrição – Parecida com a alface, a chicória possui dois tipos de cultivares: a lisa (chamada escarola) e a crespa (chamada endívia). É rica em fibras, vitaminas e minerais, em especial o potássio.

Época e regiões para plantio – Produz melhor sob temperaturas não muito altas (amenas), entre 15º a 25ºC, sendo semeada normalmente nos períodos de outono e inverno. Em regiões altas de clima ameno, pode ser plantada o ano todo.

Recomendações de aproveitamento – Pode ser consumida crua em saladas e refogada, como a couve. Substitui a couve em sopas, omeletes e até em sucos. Não deve ser cozida em excesso, pois perde suas propriedades nutricionais devido ao calor.

Coentro

Nome popular – Coentro

Nome científicoCoriandrum sativum L.

Descrição – É uma hortaliça condimentar da mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha salsa. O coentro é rico em vitaminas A, B1, B2 e C. Normalmente é plantado em local definitivo, via semente. As plantinhas devem ser desbastadas, ficando distanciadas de 8 a 10 centímetros uma da outra. É pouco exigente em relação ao solo e muito tolerante à acidez.

Época e regiões para plantio – É uma cultura de clima quente e não tolera baixas temperaturas.

Recomendações de aproveitamento – Dá aroma e sabor a variados pratos. Pode ser ingrediente de sopas, saladas, carnes e peixes e cozidos em geral. Deve ser colocado ao final do preparo, para não ficar murcho. O coentro é geralmente comercializado em conjunto com a cebolinha, composição chamada cheiro-verde.

2018-06-23T14:21:53+00:00