O que diferencia a escola Internacional da escola Bilíngue?

//O que diferencia a escola Internacional da escola Bilíngue?

Os pais buscam sempre a melhor educação possível para seus filhos. Porém, como escolher uma escola entre bilíngue, internacional ou com programa de High School?

Vamos entender qual a diferença!

  • A escola bilíngue é focada no ensino para o domínio de um segundo idioma, para alunos que desejam adquirir fluência com professores brasileiros. Ela também segue o calendário brasileiro e oferece uma preparação mais voltada para os processos seletivos nacionais, como vestibulares, ENEM e demais, o que não exclui a possibilidade de o aluno se preparar para o ingresso em uma instituição estrangeira. Livros, apostilas, boletins e avaliações são passadas em português. Para se candidatar a uma vaga em uma universidade fora do país, é necessário fazer provas específicas, que variam conforme a instituição.

  • A escola internacional é focada em alunos que planejam fazer o ensino médio ou graduação no exterior, com formação para o mundo e o mercado de trabalho, incluindo corpo discente formado por estrangeiros. Ela segue o calendário cultural e escolar americano e desenvolve soft skills (características relacionadas à personalidade, como criatividade e liderança) e de mentalidade internacional. Material didático, boletins e avaliações são escritas na língua inglesa. O aluno já sai da escola com diploma do ensino médio aceito por faculdades do país de origem, sem burocracia adicional.

  • A escola com programa de High School tem como objetivo oferecer ao aluno dois certificados: o do ensino médio brasileiro e do norte-americano. Assim, o aluno pode concorrer a vagas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, entre outros, estando preparados para os exames seletivos como Vestibulares, ENEM, TOEFL, e TOEIC. Este programa envolve o 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio. Os alunos recebem aulas do currículo nacional e as aulas do currículo internacional no contraturno. Desenvolve habilidades linguísticas e grande fluência, além de uma visão mais global, apto a compreender diversos contextos da sociedade contemporânea.

Corpo docente da Internacionalização do Século

Corpo docente da Internacionalização do Século

Para proporcionar maiores vantagens e uma formação completa para crianças e jovens de Manaus, o Centro Educacional Século firmou convênio com a University of Missouri e, a partir de 2019, serão oferecidos dois programas: o Middle School Global Leaders e o High School.

O Middle School Global Leaders, será oferecido para alunos do 6º, 7º e 8º anos (Ensino Fundamental ll), com um currículo integrado de Ciências e Humanas em Inglês, em que os alunos utilizam a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), com o objetivo de desenvolver habilidades e competências do século XXI, como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação e a resolução de problemas por meio de atividades práticas e teóricas, individualmente ou em grupo.

O Programa de Internacionalização na escola abre portas e a certificação vale em qualquer lugar do mundo. As aulas encaixam-se muito bem com a base educacional de ensino por projetos já aplicada no Século discutindo temas em concordância com com a agenda global.

Já o programa High School, poderá ser iniciado no 9º ano (Ensino Fundamental ll) ou na 1ª série ( Ensino Médio) e a conclusão ocorrerá ao final da 3ª série (Ensino Médio). Os alunos irão cursar disciplinas do currículo oficial americano e farão jus à dupla certificação, isto é, ao final do Ensino Médio terão o certificado oficial brasileiro e o americano. O Programa High School em parceria com a University of Missouri é o maior programa oficial de High School Americano no Brasil, sendo oferecido em escolas de 53 cidades brasileiras. 

Nyara Lopes e Rucileli Brilhante, as coordenadoras do Middle School e High School

Nyara Lopes e Rucileli Brilhante, as coordenadoras do Middle School e High School

Para fortalecer ainda mais essa fase, o Século desenvolveu o projeto Live The Language At Século (LLS), que visa estimular o aprendizado da língua inglesa com crianças a partir da primeira infância, com idades entre 2 e 5 anos. O LLS possui docentes exclusivos do projeto em diversos momentos da rotina escolar, sendo na sala de aula regular ou em atividades que acontecem nos espaços fora da sala.

O objetivo da iniciativa é fazer com que a criança ouça e se familiarize gradativamente com o inglês de forma lúdica e natural, respeitando o tempo de cada uma. Quando a criança se envolve com outro idioma, ela desenvolve habilidades cognitivas como a fala, a memória, a criatividade e o raciocínio, absorvendo palavras, sons e imagens da mesma forma que se aprende a língua nativa. Esse primeiro contato gera curiosidade e estimula o interesse em aprender.

Tweets

2019-09-02T18:00:53+00:00