ORIENTAÇÕES DO CENTRO EDUCACIONAL SÉCULO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

//ORIENTAÇÕES DO CENTRO EDUCACIONAL SÉCULO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
aviso coronavírus século

Apesar de não haver nenhum caso confirmado de Covid-19 no Estado, as autoridades de saúde do Amazonas atualizaram, na tarde desta quinta-feira (12), na sede da Fundação de Vigilância em Saúde, o Plano Estadual de Contingência para fazer frente ao novo cenário epidemiológico da doença, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer a existência de uma pandemia por coronavírus no mundo.

O Plano de Contingência de cada estado é atualizado de acordo com os níveis de respostas exigidos. As Secretarias de Saúde do Estado do Amazonas e do Município de Manaus informaram que as diretrizes de cuidado do plano local seguem definidas, tendo sido ampliadas nessa atualização, podendo ser revistas a qualquer tempo, sempre que os dados epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde apontarem para um novo cenário da doença.

Com efeito, embora o Estado do Amazonas ainda não tenha nenhum caso confirmado do novo coronavírus, o CENTRO EDUCACIONAL SÉCULO, considerando a mais recente atualização do Plano de Contingência do Estado, reorienta seus processos para intensificar os cuidados com a atenção à saúde de seus alunos e funcionários e para seguir atendendo aos protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde. Desde o início, nos mantivemos em contato com especialistas de diversas áreas para acompanhar de modo prudente e responsável o avanço da epidemia, orientando nossas decisões sempre pelas evidências científicas e, como não poderia deixar de ser, pelas deliberações das autoridades de saúde, que, de modo geral, têm recomendado cautela. As autoridades têm alertado que não há qualquer indicativo que justifique a interrupção das atividades escolares neste momento, sob o prudente argumento de que é preciso evitar, ao máximo, a ruptura dos processos normais de trabalho, porque o impacto das interrupções é muito mais grave para a sociedade como um todo.

Estamos alertas e preparados. Todos os setores da escola permanecem atentos quanto ao registro de informações importantes para a tomada de decisões e empenhados em garantir a realização de ações de redução dos eventuais impactos do vírus na nossa cidade e no nosso Estado. Nossas ações visam transformar professores, alunos e funcionários em agentes de informação no enfrentamento ao surto. É indispensável que todos sigam as orientações que, como dissemos, são baseadas em evidências científicas e nas recomendações dos órgãos de saúde.

ORIENTAÇÕES

O novo coronavírus é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, segundo o conhecimento científico desenvolvido até o presente momento, ocorre pela entrada do vírus no trato respiratório, a partir do contato com gotículas de secreções de pessoa infectada, pela tosse ou espirro ou, de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, expediu recomendação ao Ministério da Educação para que instrua e promova ações de prevenção nas escolas do país. Cabe aqui salientar que todas as ações propostas pelas autoridades já são usuais em nossa escola e plenamente incorporadas aos comportamentos.

Então, para atender à atualização do Plano de Contingência do Estado, o CENTRO EDUCACIONAL SÉCULO reorienta seus processos e intensifica os cuidados já existentes para prevenir a transmissão, reforçando medidas comportamentais que ganham dimensão especial nesses tempos de pandemia, tendo em vista que escolas possuem ambientes fechados e com realização frequente de atividades coletivas.

  • Intensificação das atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (atitudes que devem ser adotadas ao tossir ou espirrar);
  • Intensificação do estímulo à prática de higienizar regularmente as mãos, pela utilização dos recursos presentes desde sempre nos lavatórios da escola, que disponibilizam permanentemente dispensers com sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa acionadas por pedal;
  • Intensificação do estímulo ao uso de lenços de papel, bem como ao seu descarte adequado;
  • Ampliação do número de dispensers com álcool gel para as mãos, em todos os blocos e ambientes da escola;
  • Intensificação do estímulo ao uso de recipientes individuais para o consumo de água;
  • Intensificação da atenção a docentes, discentes e demais profissionais que apresentem febre e sintomas respiratórios, a fim de orientar a procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • Manutenção, de modo ainda mais atencioso, da limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e dos demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso;
  • Reestruturação da programação pedagógica para evitar atividades que envolvam grande quantidade de pessoas em ambientes fechados.

CONVÉM LEMBRAR AOS PAIS QUE ALUNO QUE ESTIVER COM FEBRE, TOSSE, ESPIRRO OU CORIZA NÃO DEVE SER TRAZIDO À ESCOLA. A FAMÍLIA DEVE BUSCAR O DEVIDO ATENDIMENTO EM SERVIÇO DE SAÚDE E, CONFORME RECOMENDAÇÃO MÉDICA, MANTER-SE AFASTADO DAS ATIVIDADES ESCOLARES.

Sugerimos aos pais a utilização do aplicativo oficial do Ministério da Saúde Coronavírus – SUS, disponível para iOS e Android, com informações sobre a doença Covid – 19, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. Também é possível tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

Salientamos que o CENTRO EDUCACIONAL SÉCULO mantém-se atento quanto ao monitoramento constante da situação epidemiológica. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação por intermédio dos nossos canais de comunicação.

A Direção

Centro Educacional Século.

2020-04-07T16:45:32+00:00