Século inova tornando-se a primeira escola de ensino básico no Brasil a lançar repositório educacional

//Século inova tornando-se a primeira escola de ensino básico no Brasil a lançar repositório educacional

Acesso aberto à informação científica e Direitos autorais, esse foi o assunto abordado pela coordenadora do Programa Brasileiro de Acesso Aberto no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), Dr. Bianca Amaro, no lançamento do Repositório do Século que ocorreu na segunda-feira, 30, no Teatro da escola, em conjunto com o 2° Meetup Infor+Ação, em parceria com a UEA e a UFAM.  

Com muita ousadia o Centro Educacional Século decidiu entregar para o mundo todo o material produzido pela escola. O momento reuniu pesquisadores das diversas instituições do Estado e a comunidade escolar.

O Repositório do Século é um portal de objetos educacionais que tem a missão de armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso à produção técnica e científica com a vertente máxima que é o compartilhamento das informações científicas, quer sejam resultados ou dados de pesquisas.

A palestrante da noite, Bianca Amaro, explicou que a produção de conhecimento ocorre sempre a partir de resultados anteriores, o pesquisador precisa mostrar qual a metodologia seguiu e os resultados para chegar a conclusão da sua pesquisa. “Uma pesquisa só se dá por concluída quando seus resultados são comunicados”, disse a pesquisadora.

Não há como desconsiderar o fato de que o mundo científico se organiza hoje em torno da ciência aberta e por este motivo o Século procurou parcerias com instituições que produzem objetos digitais e os disponibilizam para o mundo com o objetivo de colaborar na produção de pesquisas ainda como escola de ensino básico.

Tweets

Quer receber mais  informações sobre a  Escola?

Cadastre seus dados aqui.

2018-08-07T12:53:55+00:00