Século sedia a abertura do I Festival Internacional de Música do Amazonas

//Século sedia a abertura do I Festival Internacional de Música do Amazonas

O Centro Educacional Século sediou a abertura do I Festival Internacional de Música do Amazonas (FIMAM). O evento aconteceu no último domingo, 10 de junho de 2018, com a apresentação do Quarteto Esterhazy da Universidade de Missouri (EUA).

O Século abriu as portas com o intuito de trazer o que há de melhor e novo no mundo, desta vez o ganho veio através da música, a qual contribui significativamente no desenvolvimento  do aluno por meio de uma parceria integrada entre a escola com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade de Missouri, Califórnia, que segundo a diretora de ensino, tecnologia e inovação, Nívia Carvalho, a parceria aproxima os professores da escola com o corpo docente das universidades e, consequentemente, os alunos ao projeto.

“Somos uma escola de ensino básico a qual buscamos sempre novos parceiros, principalmente com as universidades. A UFAM já é muito representativa no nosso Estado e encontros como esse visa oportunizar o contato dos nossos alunos com tudo que há de moderno do mundo da música”, disse a diretora.

O Quarteto Esterhazy – quarteto residente da Universidade  Missouri – mantém uma das maiores coleções de quartetos de cordas da América Latina nos Estados Unidos, e é responsável pela comissão, estreia mundial e gravação de vários novos quartetos, colaborando ativamente na promoção de masterclass, seminários e workshops para jovens artistas e compositores, incluindo o intercâmbio. O grupo é formado por Eva Szekely. Julie Rosenfeld, Leslie Perna e Eli Lara.

Apresentando-se pela primeira vez em Manaus, a violinista Eva declara que o FlMAM é um momento importante para Manaus, para a UFAM e também para o Século como pontapé inicial a novas culturas, educação, trabalho e experiências por meio do intercâmbio que a parceria oferece. Sobre o envolvimento com os instrumentos musicais no âmbito educacional, a artista fala da importância de iniciar cedo: “A ideia não é a criança sair profissional e sim favorecer o contato e o gosto pela música desenvolvendo o aprendizado, a concentração e a disciplina diariamente”.

Como coordenador geral do FIMAM, o maestro e professor, Bruno Nascimento, ressaltou que o evento visa capacitar estudantes da musica, alunos da UFAM e de outras instituições, profissionais locais, assim como público em geral. “É uma oportunidade dos novos alunos e profissionais terem experiências com professores das Universidades da Europa e Estados e mais a frente quem sabe obterem experiências em outro país. A parceria entre as três instituições educacionais só vem a somar na colaboração de eventos como esse e em atividades ao longo do ano”, concluiu Bruno.

A programação do I Festival Internacional de Música seguirá até o dia 30 de junho com o encerramento no Teatro Amazonas. Todo o cronograma e demais informações sobre o evento como palestras, recitais e masterclass está disponivel no site: fimam.com.br/portal.  

I FIMAM

Confira os detalhes da apresentação no vídeo:

Tweets

Quer receber mais  informações sobre a  Escola?

Cadastre seus dados aqui.

 

2018-06-18T18:52:10+00:00